brazino777 - Após matar Scénic à combustão, Renault promete elétrico

0

Carro conceito Scénic Vision antecipa linhas de um futuro carro familiar que chega em 2024. Renault aposta na combinação de elétrico com hidrogênio

Renault Scénic Vision: conceito antecipa futuro modelo familiar
Renault Scénic Vision: conceito antecipa futuro modelo familiar

O Renault Scénic foi um dos mais importantes monovolumes da história da marca. A minivan teve 26 anos de existência, até ser descontinuada neste ano na França. Foi apenas anotícia cair na mídia mundial, que a marca se apressou em revelar seus planos: pretende lançar uma nova encarnação, dessa vez 100% elétrica.

É o que revela o Scénic Vision, conceito que revela um futuro veículo 100% elétrico para a família da gama Renault. O carro de produção chega em 2024.

RecebanotíciasnoWhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O Renault Scénic Vision é zero emissão na produção e no uso, diminuindo em 75% sua pegada de carbono em comparação com um carro elétrico convencional. “O carro-conceito Scénic Vision representa a transformação do plano estratégico Renaulution para uma empresa mais verde e tecnológica, com foco em dados, energia e serviços. Ele abraça os desafios do clima, preservação dos recursos naturais, segurança e saúde de seus usuários e acessibilidade. O modelo abre um novo capítulo no desenvolvimento dos nossos veículos, pensado de forma ecossistêmica desde a concepção até o fim do ciclo de vida. Além de ser um objeto de design, ele representa uma série de objetivos que o Grupo definiu e que serão progressivamente introduzidos nas próximas gerações de veículos”, declarou Cléa Martinet, VP de Sustentabilidade do Renault Group.

Renault Scénic Vision: conceito antecipa futuro modelo familiar
Renault Scénic Vision: conceito antecipa futuro modelo familiar

Scénic Vision: deisgn

Representante do plano estratégico Renaulution e da “Nouvelle Vague” da marca Renault, o carro-conceito Scénic Vision é resultado de um profundo exercício de design, com escolhas estéticas ousadas. O exterior revela as formas e o estilo de um novo modelo para a família, que será comercializado em 2024, enquanto o design interno é um estudo prospectivo sobre as futuras cabines dos veículos da Renault.

Sua motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio, traduz a vontade da Renault de dar uma resposta para todos os usos, que se insere em uma visão mais distante, para além de 2030. Um design que abre caminho para novas perspectivas, um mundo onde os carros e os seres humanos convergem para os mesmos valores.

LEIA TAMBÉM:
Último Sandero R.S. vira peça do museu da Renault
GP da Rússia é cancelado pela FIA; Verstappen e Vettel criticam guerra
Rússia: conheça os carros mais vendidos do país

“O Scénic Vision representa um novo capítulo da história do Renault Group e da marca. Este conceito prefigura o design externo do novo modelo Scénic 100% elétrico para 2024 e a nova linguagem do design da Renault. Já o design interno é um estudo prospectivo dos futuros espaços internos da Renault. O Scénic Vision propõe um conjunto de tecnologias e inovações a serviço de uma mobilidade mais sustentável”, declarou Gilles Vidal, VP de Design da marca Renault.

Renault & Jean-Michel Jarre

A criação teve participação de Jean-Michel Jarre é compositor, intérprete e produtor de discos. Oriundo do mundo da pesquisa eletroacústica, o artista francês deu uma dimensão popular à música eletrônica. Jean-Michel Jarre também é engenheiro, tendo sempre associado a tecnologia à criação, de uma maneira muito próxima à forma como a Renault sempre encarou a inovação.

A colaboração com Jean-Michel Jarre começou desde os primeiros dias da concepção do Scénic Vision, precisamente na acústica e processamento de sinais. O artista se uniu à equipe de projeto para definir a assinatura sonora deste carro-conceito, orientado por uma estratégia “menos é mais”, com apenas um alto-falante em cada porta complementado por um sistema de “bolhas de som”, em cada apoio de cabeça.

Renault Scénic Vision: conceito antecipa futuro modelo familiar
Renault Scénic Vision: conceito antecipa futuro modelo familiar

70% dos materiais utilizados no veículo são reciclados e mais de 95% do veículo é reciclável, incluindo a bateria. O carro será um veículo híbrido, ao mesmo tempo elétrico e a hidrogênio, equipado com uma célula de combustível de 16 kW. O sistema H2-Tech é baseado na tecnologia do “extensor de autonomia”, que permite embarcar uma bateria duas vezes mais leve para uma mesma autonomia, contribuindo para a descarbonização além da eletrificação do veículo.


A partir de 2030, quando a rede de postos de hidrogênio for suficientemente densa, será possível percorrer até 800 km – ou, por exemplo, 750 km de Paris até Marselha – sem precisar parar para recarregar a bateria. Uma parada de apenas 5 minutos será suficiente para encher o tanque de hidrogênio.

FICHA TÉCNICA RENAULT SCÉNIC VISION

Comprimento: 4.490 mm

Largura: 1.900 mm

Altura: 1.590 mm

Entre eixos: 2.835 mm

Rodas: 21 polegadas

Pneus: 235/45 R21

Peso: 1.700 quilos

Energia: híbrida – elétrica / hidrogênio

Motor: elétrico síncrono 160 kW com rotor bobinado

Célula de combustível: 16 kW

Bateria: 40 kWh

(fonte: Renault)